Tuesday 19 July 2011

Esta em todo lugar que voce quer estar.

Por favor me perdoe - estou tentando traduzir meu texto ingles, mas e bem dificil pra mim!

Entao - esta em todo lugar que voce quer estar.  Isso e uma frase da empresa Visa.  Hoje, quero falar sobre um outro "Visa" (a palavra inglesa) - o visto de residento temporario.  Para as pessoas que nao sabem, para entrar o Canada, com poucos excecoes, voce precisa de um visto.  Por isso, voce tem que lidar com Imigracao Canada.

Em teoria, nao e um problema.  Voce prenchar formularios, tem uma carta-convite, talvez um ou dois outros documentos, e tudo bem, ne? A teoria e boa, mas em verdade, ele nao sempre funciona como isso.

Para illustrar isso, minha amiga brasileira aplicou para obter um visto para me visitar no Canada.  Ela e professora, ela teve dinheiro no banco, e uma carta-convite autenticada - esta carta indicou que eu convidei-la, que ela ficaria por um tempo definido, que as despesas delas ja foram pagados.  E obvio que ela deveria obter o visto, ne?  Nao exactamente.  Ela foi rejeitado, por causa ela poderia imigrar ilegalmente.  Imigracao ilegal e um problema, e paises devem se guardar contro isso,  Mas, eu nao entendo como ela e um risco.  Como professora, acho que ela poderia ganhar mais dinheiro e tem uma melhor qualidade da vida do que se ela imigrou e trabalhou aqui ilegalmente.  Talvez o Brasil nao e pais rico, mas a economia esta crescendo, e ela e uma profissional.

Entao, isso foi a primeira vez que nos tentamos obter o visto dela.  Nos tentamos uma segunda vez, com a ajuda de um advogado.  Nao sei quando os formularios chegaram ao consulado Canadense, mas acho que se o visto chegou amanha, significa que o consulado teve-los ao menos 15 dias de negocio.  O padrao de servico dele e 5-10 dias de negocio.  Nosso advogado tentou conversar com o consulado por email - faz uma semana, mas nao tem uma resposta ainda.  Minha amiga tentou telefonar o consulado, mas as vezes, ela foi em espera por muito tempo... outras, o consulado nao atendou o telefone.

Bom, por razoes obvias, estou com raiva ao consulado, mas existem outras implicacoes tambem.  Imagine sendo um Canadense no Brasil, tendo uma emergencia, e o consulado nao atende o telefone ou diga que voce tem que esperar.  Bem, tem pessoas que acham que isso e normal com o governo, mas eu falei com o consulado geral do Brasil em Vancouver muitas vezes, e ele nunca fiz isso.  O Canada e suposto ser um pais primeiro no primeiro mundo, mas o consulado e uma piada!  Espero que isso desafia ideas sobre o Canda e o Brasil.

Tenho um outra problema com isso.  Canada e suposto ser um pais bem acolhedor - um lugar dos sonhos de turistas.  Nos somos uma nacao polido e amigavel. Esse imagem e inseguro por causa destes accoes do nosso governo.  Minha amiga pode pensar disso como sorte mal, mas ela sentou tratado como uma criminal, uma pessoa indesejavel.  Concordo com ela.  O dinheiro turista e bem importante para o Canada, mas quem vai querer ir a um pais que trate-lo como um cidadao da teirca categoria do mundo, e humilhar-lo?  Tambem, acho que e ofensivo que o unico recurso e tentar de novo, ou ir ao tribuno.  Nao ha uma responsabilidade para os cidadoes ou as pessoas de outros paises que querem visitar amigos e familia, e gastar dinheiro.

Bem, agora que eu reclamei muito, por cause desta experiencia, tem ansiedade sobre meu visto enquanto estou me preparar para viajar ao Brasil.  Entretanto, eu estou encorajado, porque parece que o consulado Brasileiro funciona melhor do que o consulado Canadense.  Com certeza, pessoas da America do Nord se aproveitam dos Brasileiros, mas parece que o governo nao vai assumir que uma pessoa e criminal sem razao.  So espero que vou tiver sorte, e que o governo vai me tratar como isso.

Obrigado pelo lendo meu blog!  Sei que esse post foi longa!

No comments:

Post a Comment